CTAD

Centro de Treino e Avaliação Desportivatiago_logo

Após 6 anos de evolução ao longo dos quais aprimorei os métodos de treino e alcançamos (eu e os meus pupilos) resultados de enorme destaque a nível nacional e internacional, em 2009 foi o ano em que transformei o que até aí era um “hobbie”, numa estrutura profissional, criando um espaço dedicado à avaliação e controlo do treino de atletas (quer amadores, quer de alto rendimento desportivo), nomeadamente no ciclismo.

Logotipo_Email_smal2Esta modalidade modalidade desportiva, que sempre me apaixonou e na qual empenhei todo o meu percurso académico e pós-académico – Mestrado (a par do atletismo), sempre apresentou em Portugal várias carências a este nível, e apesar de ter sido um percurso difícil, num meio onde foi complicado mudar mentalidades, hoje orgulho-me de ver que tudo é bem diferente e que talvez tenha sido um elemento importante para toda essa mudança.

Ao longo do país vão surgindo cada vez mais estruturas idênticas onde se avaliam ciclistas e se prescrevem treinos, provenientes de diferentes experiências e são certamente importantes para que a modalidade cresça, na medida em que pelo menos os atletas vão podendo estruturar o treino. Com o passar do tempo, a selecção natural encaminhará os mesmos pelo “trilho certo”, e demonstrará que, tal como o treino está intimamente correlacionado com a saúde do atleta, um Bom Treinador será certamente a opção de quem também procura um bom Médico especialista.

Assim, pretendo enaltecer a importância do treino acompanhado e personalizado às necessidades e capacidades de cada um, sempre acreditei e acredito, e os resultados que vão surgindo são a prova disso mesmo. A gestão das cargas de treino, só poderá representar uma mais valia para todos os praticantes da modalidade. E esses sim, são o mais importante de tudo. São eles que “fazem o Ciclismo” e que alimentam a nossa paixão pela modalidade.

Pelo Ciclismo, e desde à quatro anos também pelo Atletismo/Trail Running, continuarei com a minha equipa a estudar e a fazer evoluir os nossos métodos de avaliação, controlo do treino, prescrição e controlo da carga de treino, de forma a poder proporcionar nos nossos centros o máximo de rigor, qualidade e profissionalismo no atendimento do atleta amador, e do atleta internacional.

O Centro de Treino e Avaliação Desportiva é hoje constituído por uma equipa técnica multifacetada e com formação técnica superior nas nossas áreas de intervenção. Somos 8 elementos distribuídos pelos nossos pólos no Porto, Lisboa, Madeira, Ponta Delgada e este ano no Algarve.